Psicologia Educacional
Orientação Vocacional / Profissional
Objetivo: Dar resposta às dúvidas e incertezas que jovens e adultos/as sentem quando têm de tomar decisões em determinados momentos do seu percurso escolar e/ou profissional.
Público-alvo: Menores e adultos
– Orientação Vocacional: 9º ano | 12º ano | Ensino Superior
– Orientação Vocacional e Profissional
Duração: Variável de acordo com a metodologia utilizada
De acordo com a faixa etária, podem ser realizados dois procedimentos distintos:
Orientação Vocacional
Procura ajudar o/a jovem a conhecer melhor as suas competências e interesses, facilitando assim a definição de linhas orientadoras que o conduzam a uma decisão mais eficaz acerca do melhor caminho a seguir.
Embora possa ser solicitado em qualquer altura, é mais comum a procura por este tipo de procedimento no final do 3º ciclo de escolaridade e do ensino secundário, o que coincide com o momento em que o/a jovem sente a necessidade de fazer escolhas face ao seu futuro escolar/profissional.
Orientação Profissional
Procura auxiliar o/a jovem, adulto/a a refletir acerca da sua carreira profissional, orientando-o/a para tomar decisões mais promissoras face à sua atual profissão ou à necessidade de mudança para uma situação laboral diferente.
Indicada para as seguintes situações:
- Iniciar a vida profissional, havendo a necessidade de perceber quais as atividades mais indicadas para um determinado perfil;
- Carreira profissional estagnada, desencadeada, muitas vezes, pela incompatibilidade entre os interesses profissionais e as atividades exercidas, o que pode conduzir à insatisfação permanente e ao desejo de mudar o rumo da vida profissional;
- Troca de carreira, pensada quando a pessoa está cansada da atividade exercida, não sente prazer na sua rotina laboral e deixa de conseguir lutar por melhores resultados;
- Carreira profissional em ascensão, em que, apesar de a pessoa estar a alcançar os seus objetivos, pretende saber como pode continuar a manter a sua melhor performance.
Metodologia
Ambos os procedimentos se iniciam com uma entrevista que tem por objetivo recolher informações acerca do trajeto escolar e/ou profissional da pessoa, procurando também conhecer quais os seus projetos e ambições futuras.
Posteriormente, iniciam-se as sessões de avaliação onde são aplicadas provas psicológicas específicas, as quais irão permitir traçar o perfil vocacional/profissional do/a jovem ou adulto/a.
No final, após a análise e interpretação dos resultados alcançados, será redigido um relatório que apresenta o perfil da pessoa, bem como a proposta de um projeto escolar e/ou profissional adequado ao perfil delineado, facto que irá permitir a toma de decisões mais conscientes e ponderadas.
A Orientação é efetuada com recurso a diferentes estratégias, podendo optar por aquela que entender ser a melhor:
Versão Standard
Indicada para jovens no término do 3º ciclo e do ensino secundário, tem o objetivo de demonstrar as suas aptidões e competências.
- Entrevista: profissional identifica os interesses pessoais;
- Avaliação Psicológica: são aplicadas provas psicológicas de forma a avaliar as aptidões, competências e interesses;
- Interpretação e análise dos resultados: profissional cota e analisa os resultados;
- Entrega e apresentação dos resultados: entrega do relatório e apresentação dos resultados obtidos.
Programa Orienta-me
Indicado para jovens no término do 3º ciclo e do ensino secundário, tem o objetivo de direcionar a prossecução da sua formação.
- Entrevista: profissional identifica os interesses pessoais;
- Avaliação Psicológica: são aplicadas provas psicológicas de forma a avaliar as aptidões, competências e interesses;
- Interpretação e análise dos resultados: profissional cota e analisa os resultados;
- Discussão dos resultados obtidos: inclusão do/a jovem na discussão com o objetivo de encontrar a melhor resposta formativa;
- Orientação e apoio na procura de formação e medidas de apoio à formação (ex.: bolsas; análise e explicação da oferta formativa: Exploração do Índice de Cursos – DGES – e exploração da Classificação Nacional de Profissões – CNP);
- Entrega do relatório.
Versão Standard
Indicado para o/a jovem e adulto/a, tem o objetivo de demonstrar as suas aptidões e competências.
- Entrevista: profissional identifica os interesses pessoais;
- Avaliação Psicológica: são aplicadas provas psicológicas de forma a avaliar as aptidões, competências e interesses;
- Interpretação e análise dos resultados: profissional cota e analisa os resultados;
- Entrega e apresentação dos resultados: entrega do relatório e apresentação dos resultados obtidos.
Programa REorienta-me
Auxiliar o/a jovem ou adulto/a a refletir acerca da sua carreira profissional, orientando-o/a para a toma de decisões mais promissoras face à sua atual profissão ou à necessidade de mudança para uma situação laboral diferente.
- Entrevista: profissional identifica os interesses pessoais;
- Avaliação Psicológica: são aplicadas provas psicológicas de forma a avaliar as aptidões, competências e interesses;
- Interpretação e análise dos resultados: profissional cota e analisa os resultados;
- Discussão dos resultados obtidos: inclusão do/a jovem ou adulto/a na discussão com o objetivo de encontrar a melhor resposta profissional;
- Orientação e apoio ao/à jovem ou adulto/a nas seguintes tarefas: currículo, página profissional Linkedin, estratégias para procura ativa de emprego, participação de atividades de voluntariado que possam facilitar escolhas futuras mais adequadas, bem como a inserção no mercado de trabalho, triagem e apresentação das ofertas de emprego mais adequadas ao perfil, preparação para entrevista de emprego.
- Entrega do relatório.
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